Um Conto Chinês

Filmes, Todos os Assuntos — Por - 22/09/2011 2:17 am

O que dá a mistura de uma vaca caída do céu + um chinês que não fala espanhol + um argentino metódico e mal humorado? Um filme hilário chamado Um conto Chinês.

Baseado em fatos reais, o filme – que deve ter tido um orçamento baixíssimo – conta com a estupenda atuação de Ricardo Darín (ícone do cinema argentino, haja vista, O Segredo de Seus Olhos e o recente Abutres) e do desconhecido, porém também brilhante Ignácio Huang, no papel de um chinês (Jun) perdido na  Argentina em busca de seu pua tuo (tio em chinês).

A partir dos encontros e desencontros dessas duas personagens, o filme envereda por um caminho tortuoso, repleto de situações cômicas e traumáticas, onde o rabugento Roberto tenta ajudar o literalmente perdido Jun em busca do tio – que há alguns anos vive no país e é o único elo com a sua cultura e família.

Outra presença importante na trama é a de Mari (interpretada por Muriel Santa Ana), apaixonada por Roberto, que quase sempre arruma um jeito de se esquivar das investidas da pretendente.

A mensagem do filme poderia ser piegas, porém não é. Ele simplesmente tenta passar uma ideia ao espectador: a de que a vida vale a pena ser vivida e que nunca devemos desistir de nossos objetivos.

Ah, se você ficou pensando como pode ser verídico o fato de uma vaca cair do céu, assista ao filme e terá sua indagação respondida. Aliás, observem o significado da vaca no filme: ela inicia a história causando um fim trágico de relacionamento, mas ela também termina sendo responsável pelo surgimento de um novo e promissor encontro.

Antes de terminar, vale a pena uma informação ao leitor: ironicamente, o título original do filme (Un Cuento Chino) significa, em espanhol, uma mentira – fato que no filme não se constata.

 

 

 

 

 

 

Ficha Técnica

Um Conto Chinês (Un Cuento Chino. 2011)

Direção e Roteiro: Sebastián Borensztein.

Elenco: Ricardo Darín, Ignacio Huang e Muriel Santa Ana

Gênero: Comédia, Drama.

Duração: 93 minutos.

Sérgio
sxcinema@gmail.com

0 Comentário

Você pode ser o primeiro a deixar um comentário.

Deixe um comentário